A ECIT João da Matta realiza mais uma campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico (E-Lixo). Tal projeto tem objetivo de dar uma destinação correta, sem agredir o meio ambiente, a todo resíduo proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, bem como o uso do lixo eletrônico como instrumento educacional tecnológico e sustentável.
Esta iniciativa tem apoio da ECOBRAS e é realizada em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A campanha surgiu em 2017.1 para atender a demanda das empresas do setor produtivo, que são grandes geradoras de lixo eletrônico e, com o foco na adesão da população.
Na primeira entrega, o Campus IV da UFPB – parceiro do projeto – entregou mais de 300 quilos de lixo eletrônico. Nessa leva de materiais recolhidos, encontravam-se teclados, tonners, baterias, caixas de som, mouses, disquetes, CDs, roteadores, além de carregadores e cabos, muitos cabos.
Agora, com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos e seus componentes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
O que descartar?
Pode ser descartado todo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos: computadores; monitores; impressoras; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; televisores; câmeras fotográficas, entre outros. O material coletado será entregue à Recicla Eletrônicos, que possui licença ambiental para fazer o processamento completo dos resíduos.
O que NÃO descartar
A campanha NÃO recolhe lixo hospitalar, pilhas e lâmpadas, cujo manuseio demanda cuidados especiais.
Risco à saúde
Os eletroeletrônicos contêm produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático, e quando queimados poluem o ar, além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo.
Parceria futuras
” A Escola Cidadã Integral e Técnica de Mamanguape no momento encontrasse no dialogo com algumas prefeituras, porém entende-se que é um processo de mudança da cultura e de reeducação ambiental. Logo, estamos de braços abertos para você empresário e/ou diretor das instituições públicas e privadas do vale, venha conhecer nossa escola e nossos projetos.” – Fala o Prof. Kym Kanatto
Com o objetivo de transformar a educação no Vale do Mamanguape e na Paraíba, a Gestão Escolar e a Coordenação da Base Técnica da ECIT – João da Matta enfatiza a importância da parceria com o setor produtivo, em meio a todos os benefícios que o sistema de educação profissional pode gerar para o processo de inovação – seja para o setor produtivo, seja para a sociedade como um todo – a formação de recursos humanos qualificados.
Onde descartar?
– Ponto de Coleta: localizado na Escola Técnica de Mamanguape, no Conjunto Nossa Senhora da Penha I, Av. Aluísio Alves Pereira, Mamanguape – PB, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira;
– Agendamento através: pode ser feito pelo número (83) 981469001;
– Agendamento via e-mail: kym.kanatto@dce.ufpb.br, no assunto: “coleta de lixo eletrônico”.
Fonte:
|