No último dia 30, (quinta-feira, 30/08/2018), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, com dados preocupantes.
Conforme vai avançando as séries escolares, percebe-se que o nível de aprendizagem dos alunos vai diminuindo. Na galeria de imagens, acima, apresentamos alguns dos slides divulgados pelo INEP com conteúdo consolidado, nacionalmente. Informações mais detalhadas poderão ser acessadas diretamente no portal do INEP, em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/1511148.
Os dados mostram que maioria dos alunos alcançam o nível básico de aprendizagem, no 5º ano, mas que, ao sair do ensino fundamental (9º ano), alcançam apenas o nível insuficiente. Essa situação se agrava no fim do ensino médio (3° ano), quando 7 de cada 10 alunos têm nível insuficiente em Português e Matemática. Ao observar percentual de alunos com aprendizagem adequada, compreende-se que apenas 4 em cada 100 alunos (4,52%) sai do 3º ano com aprendizagem adequada em Matemática. Em relação à disciplina de Língua Portuguesa, apenas 2 em cada 100 alunos (1,64) conseguem atingir o nível de aprendizagem adequado.
No âmbito nacional, apenas as escolas públicas do ensino fundamental – anos iniciais alcançaram a meta estabelecida para o ano de 2017. As maiores notas são, de modo geral, alcançadas pelas escolas particulares, mas não têm conseguido, também, avançar como o esperado. Quando se analisa os dados dos estados, nenhum conseguiu alcançar as metas estabelecidas para o ensino médio.
Na Paraíba, as 6 escolas de ensino médio com melhor desempenho no IDEB 2017 são particulares. A 7ª (Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras da UFCG) e a 8ª (IFPB – Campus João Pessoa) colocação são ocupadas por escolas federais. A escola estadual de ensino médio com melhor desempenho ocupa a posição 10 (EEEFM Senador Humberto Lucena, de Cacimba de Dentro).
Como forma de facilitar as buscas dos dados pela comunidade, em geral, relacionamos, na próxima tabela, abaixo, as 10 escolas públicas da Paraíba melhor pontuadas no IDEB 2017, no nível ensino médio.
Na próxima tabela, estão apresentadas as escolas públicas da Paraíba melhor pontuadas no IDEB 2017, no nível séries finais.
Na tabela a seguir, é possível identificar as 10 escolas públicas da Paraíba melhor pontuadas no IDEB 2017, no nível séries iniciais.
Com relação às escolas situadas na região conhecida como “Vale do Mamanguape Paraibano”, as próximas tabelas apresentam as instituições com melhor desempenho pontuado nas séries iniciais, nos anos finais e no ensino médio. Algumas escolas públicas não receberam nota no IDEB 2017. Os motivos são explicitados pelo INEP em nota técnica.
As ultimas tabelas, a seguir, apresentam dados referente aos IDEB dos 3 Municípios do Vale do Mamanguape melhor colocado em cada situação.
As informações publicadas nessa matéria foram pesquisadas no site do INEP, em 08/09 e 09/09, mas não substituem a pesquisa na própria fonte. Esperamos ter facilitado o acesso da comunidade, em geral, às informações divulgadas em http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio.