A historiadora Luziana Cristina lança biografia da professora Cleonice Mendonça da Silva

Profa Cleonice BiografadaO lançamento do livro “Cleonice Mendonça da Silva – história de vida e trajetória na educação brasileira” figurou entre os eventos de educação mais badalados na região Litoral Norte, nos últimos meses.

A historiadora Luziana Cristina da Souza lançou, na noite do último domingo (16/09/2012) no Salão de Festas Padre Dênis, mais conhecido em Jacaraú como Pastoral da Criança, a biografia da professora Cleonice Mendonça da Silva. O livro trata da história de vida e da trajetória da professora Cleonice na educação brasileira, mais especificamente na Paraíba, no Acre e em Rondônia.

Segundo o livro, a professora Cleonice nasceu em 23 de fevereiro de 1956, em Canto de Pedra, na época, pertencente ao distrito de Jacaraú- PB e ao município de Mamanguape – PB. Com 15 anos, iniciou suas atividades na educação como professora atuando no MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e ministrando, em casa, aulas particulares de reforço para Jovens e Adultos. Esse primeiro contato com a sala de aula durou de 1971 a 1972. A professora Cleonice foi aprovada em concurso para professor do Estado da Paraíba na década de 1980. Por 12 anos, atuou na Escola Estadual de 1º Grau Castro Pinto. Atuou como contratada em escolas do Acre e também foi aprovada em concurso para professor do Estado de Rondônia, em 2001. Lecionou, nas escolhas de Porto Velho – RO até 2008, quando se aposentou.

O lançamento do livro motivou o reencontro de sete dos nove irmãos da professora Cleonice que promoveram um almoço de confraternização em família no mesmo dia do lançamento do livro no sítio da família, município de Lagoa de Dentro. Estiveram presentes nesse almoço os seguintes irmãos de Cleonice: Antonio de Pádua, que veio de Pernambuco; Maria Gorete, que veio de Lagoa de Dento-PB; Elizabete, que veio de Brasília; José Francisco Filho e Maria do Rosário, que vieram do Rio Grande do Norte e Valdete, que veio de Lagoa de Dentro – PB. A biografada veio com o esposo e os filhos João Franklin e Fistiane, de Porto Velho – RO e o filho Francisco Junior veio de Marabá, no Pará, para prestigiar a mãe.

À noite, além da participação do pai de Cleonice, senhor José Francisco da Silva, do esposo, dos filhos e de inúmeros familiares e de cetenas de ex-alunos e educadores da região, marcaram presença no evento diversas autoridades e intelectuais como o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária – Geeepes/UFPB, o senhor Dr. José Mateus do Nascimento, a professora tutora de Educação a Distância na UFPB, aluna de Cleonice na 4ª série de 1995, a senhorita Sharlene da Silva Bernardino, a professora da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Guarabira, mestranda em Geografia pela UFPB, aluna da professora Cleonice na 4ª série, em 1993, a senhorita Raquel Soares de Farias, a professora de Educação Básica na Escola Castro Pinto da Rede Estadual de Educação da Paraíba, colega de trabalho da professora Cleonice durante anos nessa mesma escola, a Senhora Lúcia Maria Pessoa de Farias, a prefeita Constitucional do Município de Jacaraú, a senhora Maria Crsitina da Silva e o Vice-Diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba, o senhor Dr. Lusival Antonio Barcellos, além da professora da Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Línguística pela UFPB, Licenciada em Letras pela UEPB e em Pedagogia pela UVA, a senhora Luana Francisleyde Pessoa de Farias que ministrou palestra sobre “A Importância do Professor na Formação de Profissionais e de Pessoas” e da professora Valdenice Resende Soares, Mestre em Educação pela UFPB, que apresentou comunicação sobre sua dissertação de Mestrado “A vida profissional de Neuza Medeiros Alves (1931-1997) no município de Jacaraú-PB”.

Mesmo antes do lançamento do livro acontecer, o assunto já disparava entre os mais comentados da cidade de Jacaraú e região nas redes sociais. Há quem afirme que o lançamento do livro foi o evento do ano, na área da educação na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*