Escola Técnica João da Matta realiza I Maratona de Inovação e Empreendedorismo do Vale do Mamanguape

Nos dias 19 e 20 de outubro do correte ano, aconteceu na ECIT – João da Matta o Vale Criativo 2018, a I Maratona de Inovação e Empreendedorismo do Vale do Mamanguape, com alunos do Ensino Médio. De forma prática, divertida e bastante intensa, ocorreu a aventura de trabalhar as características do comportamento empreendedor ao longo da imersão em novas metodologias, processos e modelos de negócios para resolver problemas reais da nossa sociedade.

Participaram da maratona, também, mais quatro escolas pertencentes à 14ª Gerência Regional de Ensino: ECIT João da Matta, de Cuité, ECI Ruy Carneiro, ECI Burity e ECI de Curral de Cima.  Cada escola enviou 15 alunos previamente selecionados. Os participantes foram divididos em 15 grupos, cada um com 4 integrantes. Durante a maratona, os grupos refletiram sobre a problemática apresentada, dando ideias e realizando os primeiros desenhos do que seria a solução a ser criada.

“Tive a grande oportunidade de ser mentor de uma das equipes que participou do evento. Foi uma grande experiência e tanto para mim. Participei do Campus Academy 2018 como aluno e poder participar de um evento semelhante, mas, dessa vez, como mentor, foi de extrema alegria para mim. Estou bastante ansioso para o próximo Vale Criativo de 2019 e a frase que deixo para todos os jovens é: O jovem tem uma capacidade infinita e pode fazer o que quiser, basta querer”. Vinicius Oliveira, aluno do curso técnico de manutenção e suporte em informática.

Os temas dos desafios apresentados foram diversos, desde tópicos mais específicos, por exemplo: Sustentabilidade, Educação, Meio Ambiente, Segurança Hídrica, Segurança Pública, Internet das Coisas e Melhorias para o Cotidiano de Deficientes Visuais. Os participantes são preparados pela equipe do Vale Criativo por meio de um Workshop nas semanas que antecede o evento, com apresentação dos desafios por material complementar e Metodologias de Design Thinking, Tecnologias e Metodologias.

Para Myrtes Bezerra, gestora da ECIT – Mamanguape e uma das apoiadoras do projeto, o Vale Criativo foi uma ação educativa de cunho interdisciplinar dos cursos técnicos, que vem dando a oportunidade aos nossos jovens protagonistas de conhecer o universo profissional (os seus problemas) e a viabilização de soluções para os problemas apresentados.

Segundo um dos idealizadores do projeto, professor Kym, “os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e, assim, ajudaram a ampliar seu capital intelectual e dos seus colegas”. Dessa forma, continua ele, “acredito que iniciamos a concretização do acreditamos ser políticas públicas na educação através do modelo das Escolas Cidadãs”.

 

Fonte:

Prof. Kym Kanatto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*