Uma sociedade sem cultura não é sociedade*

Ginaldo do Nascimento Mousinho, secretário da cultura do município de Jacaraú,  fala sobre projetos e planos para manter a cultura viva nos paraibanos (jacarauenses). O entrevistado é conhecido por desenvolver a cultura no município de Jacaraú, com o seu programa Cultura Nordestina, no ar há dez anos na Rádio Alvorada FM, onde divulga a cultura nordestina por meio de músicas e de literatura de cordel.

Com seus 46 anos de idade, casado, pai de dois filhos, busca manter a chama da cultura nos corações dos jacarauenses. Apaixonado por cultura, exerce, atualmente, o cargo de secretário municipal da cultura de Jacaraú.

No último domingo, 14/07/2019, nós o encontramos em sua residência para falar sobre a cultura do município de Jacaraú e seus projetos para a pasta que ocupa.

QUANDO SURGIU A SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, EM JACARAÚ?

A secretaria municipal da cultura de Jacaraú foi criada no segundo ano da gestão da ex-prefeita Maria Cristina, no ano de 1998. Desde então, foi  constituída, aprovada na câmara municipal, passou por todo o processo de aprovação e começou a promover alguns projetos culturais.

QUAL O OBJETIVO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA?

O objetivo de uma secretaria de cultura é desenvolver os projetos; é buscar recursos para que esses projetos sejam desenvolvidos; é tentar resgatar valores culturais que, aparentemente, foram perdidos com o decorrer do tempo. Alguns valores culturais estão sendo perdidos. Então, qual o nosso objetivo? É buscar agentes culturais, onde eles estiverem. O nosso trabalho é esse: resgatar, elaborar, executar os projetos e fazer com que de fato funcionem.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA CULTURA PARA UMA SOCIEDADE?

Uma sociedade sem cultura não é sociedade, porque toda sociedade tem sua cultura.

Todos os nossos antepassados fizeram história. Então, a importância da cultura para a sociedade é muito grande, a cultura é muito importante. Ela projeta uma pessoa, faz com que você vá muito longe. Um trabalho bem feito é muito importante para manter a cultura na vida de uma pessoa.

QUE AÇÕES A SECRETARIA TEM FEITO PARA DESENVOLVER A CULTURA NO MUNICÍPIO?

A cultura do município passou um tempo apagada, “morta”, mas, como secretário de cultura, tive a honra de receber essa pasta e desenvolver alguns projetos. Entre eles, nós temos o Circuito Junino, que hoje é um projeto muito relevante. Com esse circuito, os Festejos Juninos do nosso município estão entre os melhores da Paraíba.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA COLOCAR UM PROJETO EM PRÁTICA?

Colocar um projeto em prática não é tão simples, porque envolve questões de recursos e depende do gosto do gestor.  Um projeto não é desenvolvido por uma só pessoa, é necessário se fazer um projeto, apresentar em reuniões, discutir a temática para saber se o projeto é viável no momento, não é fácil…

QUAIS PROJETOS FORAM CRIADOS NA SUA GESTÃO, COMO SECRETÁRIO DA CULTURA?

Foram apresentados, no ano em que recebi a pasta, quatro projetos: Jovem Vereador, que está, ainda, tramitando na câmara dos vereadores; temos o projeto Dança nas Escolas; o Projeto Circuito Cultural, que hoje é o circuito junino; mas também temos projetos a serem desenvolvidos no município de Jacaraú.

QUAIS SÃO OS EVENTOS CULTURAIS DE MAIOR DESTAQUE NO MUNICÍPIO?

O evento cultural mais destacado é o Circuito Junino. Esse é um evento cultural puro, genuíno e verdadeiro. Ele envolve todo um conjunto de cultura. Ele é um projeto piloto que hoje já tem uma identidade. Já existe um projeto para que vire lei municipal, para que as posteridades dos gestores do futuro não deixem se perder a identidade desse projeto.

O QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR A CULTURA NO NOSSO MUNICÍPIO?

Em relação ao que era, a cultura já foi melhorada e muito. Agora, precisa ainda melhorar a cultura? Lógico, nós não podemos dizer que a cultura está 100%, mas o que podemos fazer para melhorar a cultura é lutar por mais recursos.

O QUE O SENHOR PENSA DO FUTURO DA CULTURA NO MUNICÍPIO DE JACARAÚ?

No meu ponto de vista, temo que seja derrocada. Aí você pergunta: “mas como Ginaldo? Você como agente cultural…”. O que digo é o seguinte, a cultura de Jacaraú esteve estagnada por muito tempo. Muitas pessoas já diziam que não tinha cultura em Jacaraú e tem. Com esse trabalho de resgate, de divulgação, como o circuito junino, buscando talentos e valores, conseguimos avivar um pouco a questão do aspecto cultural. Mas, quanto ao futuro, já é uma coisa que não posso projetar com bastante propriedade, porque o futuro pertence a Deus. Levando em consideração o avanço tecnológico, a grande mídia, as redes sociais, a indústria da distração, eu temo que as pessoas se esqueçam (da cultura nordestina).

QUAL MENSAGEM O SENHOR DEIXA PARA NOSSOS LEITORES?

A mensagem que deixo para as pessoas, agora, é que não desistam, que corram atrás. Se tem o seu projeto, na música, na poesia, que “botem pra fora”, divulguem, porque só assim essa cultura não morrerá.

 

*Este texto foi produzido como trabalho da disciplina Língua Portuguesa, 9º ano, turno noite, 2019, da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro, no Município de Jacaraú. A entrevista com o senhor Ginaldo do Nascimento Mousinho foi realizada pelos alunos Luzinete Paulino Batista; Vagnêr Pereira da Silva; Vanessa Rocha Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*